Notícias

Opinião: "Dia de São José: curiosidades do santo das chuvas"

Postado às 06h32 | 19 Mar 2022

Ney Lopes

A crença popular identifica o dia de São José, 19 de março, como sinônimo de boa ou má colheita pela chegada das chuvas.

Cascudo no seu Dicionário do Folclore Brasileiro, fala desse dia:

Inverno! Dia de São José é um dia de prova, experiência de São José. O dia 19 de março coincide quase com o primeiro equinócio do hemisfério boreal, iniciando a primavera. Se chove neste dia, o inverno é infalível

O santo é o padroeiro do Nordeste.

Diz-se que se chover até dia de São José, o inverno no Nordeste será chuvoso e a colheita do milho, em junho, abundante.

Existem curiosidades sobre a vida de São José.

Ele foi o pai adotivo de Jesus e era um trabalhador do campo, daí se extraem os fundamentos desta fé secular.

José não apenas se casou com Maria, mas fugiu com ela para o Egito a fim de que Herodes não pudesse matar Jesus - decisão tomada após avisos dos anjos.

Apesar da idade de José quando se casou com Maria não ser revelada em nenhuma das escrituras, ele tinha   idade já avançada, em razão de um texto de Tiago mencionar que o homem já havia se casado anteriormente e tido outros filhos, sendo viúvo quando foi escolhido para se casar e proteger Maria.

Descrito como justo, José é mencionado poucas vezes na Bíblia, sendo a última delas o momento em que Jesus, então com doze anos, se perde dos pais ao ficar conversando com os doutores do templo durante uma peregrinação.

Ao que tudo indica, ele morreu antes que o filho iniciasse a sua vida pública, quando o jovem tinha cerca de 20 anos.

São José tem duas celebrações dentro do catolicismo.

Além do dia 19 de março, ele é lembrado também em 1º de maio na festa de São José Operário, o Dia Internacional do Trabalho, por ser um representante dos trabalhadores.

No dia 30 de dezembro, ele ganha destaque novamente na Festa da Sagrada Família, e isso sem contar a sua importância para a história do Natal.

José sustentou Maria e Jesus com seu trabalho como carpinteiro, ofício que também ensinou ao filho.

Ele também é patrono das famílias, dos pais, das mães grávidas, dos viajantes, dos imigrantes, dos artesãos, dos engenheiros, dos trabalhadores, entre outros.

Embora a meteorologia afaste a crença do 19 de março com o começo do inverno, o fato é que quase sempre chove no Dia de São José, o que contribui para ir aumentando a fé de que o santo padroeiro da lavoura não falha na sua missão de trazer água para o Nordeste.

Este ano de 2022 a previsão para a região do semiárido do RN é de volumes de normal a acima do normal, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia.

Tive oportunixdad3e de visitar o Oratório de São José em Montreal, no Canadá. 

É o maior santuário do mundo dedicado ao santo com a capacidade para 10 mil pessoas, 2.400 delas sentada.

A homenagem decorre do fato de São José ser o padroeiro do Canadá.

Além disso, o santo foi declarado como o patrono universal da Igreja, pelo Papa Pio IX.

São José é um dos maiores santos de todos os tempos.

Por isso, neste 19 de março é hora de elevar uma prece:

São José, pai ao Filho de Deus,
rogai por nós em nossos cuidados de família, saúde e trabalho, até nossos últimos dias,
e dignai-vos ajudar-nos na hora da nossa morte.

Amém.

 

 

 

Deixe sua Opinião