Notícias

Opinião:"Hoje dia do nordestino e Patativa do Assaré"

Postado às 16h23 | 08 Out 2020

Ney Lopes

Hoje, 8 de outubro: dia do Nordestino.

A data foi criada em homenagem a um dos ícones da cultura nordestina no século XX, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, popular poeta, cantor e compositor cearense.

No 8 de outubro de 2009, quando foi comemorado o primeiro Dia do Nordestino, a Câmara Municipal de São Paulo homenageou não só Patativa do Assaré, mas também o poeta nordestino Catulo da Paixão Cearense. Catulo é apontado por muitos como um dos mais prolíficos compositores da música nacional, autor de canções como "Luar do Sertão", cantada por Luiz Gonzaga,

O nome “Patativa” surgiu devido à semelhança entre seu canto e o do pássaro Patativa, ave nordestina que possui um canto mavioso e singular.

A poesia de Patativa do Assaré atravessou os terreiros dos sítios e fazendas para se abrigar nas praças, junto aos feirantes. Invadiu as ondas do rádio e se difundiu na mídia de tal maneira que não há como classificá-lo entre “popular” e “erudito”, “regional” e “universal”, pois o canto de Patativa é eterno e universal. Patativa é considerado o gênio da literatura de cordel, por ser um poeta dotado de habilidades especiais.

Neste dia do nordestino, instituído em sua homenagem, recordo uma “quadrinha” na qual o próprio poeta disse como gostaria de ser visto após a sua morte:

 “Conheço que estou no fim
e sei que a terra me come,
mas fica vivo o meu nome
para os que gostam de mim”.

Patativa imortalizou a palavra saudade, que tem significado especial na língua portuguesa. Disse ele: “Essa palavra saudade eu ouço desde criança; saudade de passado não é saudade, é lembrança; saudade só é saudade quando se perde a esperança".

 

Deixe sua Opinião