Notícias

Opinião: "Natal, a cidade dos Reis Magos" -

Postado às 04h40 | 06 Jan 2021

Ney Lopes

Hoje, Dia de Reis, é a data que incorporou a história da cidade de Natal no RN, as figuras bíblicas de Melquior, Gaspar e Baltazar, os “três Reis Magos”. A tradicional festa deu nome ao bairro de Santos Reis.

Além disso, um dos símbolos da cidade é o “Forte dos Reis Magos”, assim denominado devido ao início da construção pelos colonizadores portugueses, em 6 de janeiro de 1598.

O Forte teve forma de estrela, situado ao lado direito da barra do rio Potengi. Em 1633, o local sofreu ataque de holandeses, que dominaram a região por 21 anos e passaram a chamá-lo de “Castelo Keulen”. Com a expulsão dos invasores, voltou a denominação de Reis Magos.

A festa de Reis originou-se em Portugal, quando os habitantes abrem as portas para ouvirem as “janeiras”, que consistem em músicas anunciando o nascimento de Jesus e pedidos das sobras das festas natalinas para distribuição com os pobres.

Os cristãos ortodoxos festejam o nascimento de Jesus, neste dia de Reis. Eles seguem o calendário juliano, que tem mais 14 dias que o calendário gregoriano.

O evangelho de Mateus descreve, que os reis magos souberam do nascimento do “rei dos judeus”, em Belém, na Judeia.

Tiveram sinal divino, sob a forma de “estrela”, que lhes indicou o caminho até o estábulo. Acharam o menino com Maria sua mãe, adoraram-no e ofertaram-lhe ouro, incenso e mirra.

Brent Landau, professor de Teologia da Universidade do Oklahoma, admitiu que a estrela o fosse o próprio Jesus.

Antes de encontrarem o menino-Deus, os Reis Magos tiveram encontro com o rei de Israel, Herodes, que via o seu poder ameaçado pela chegada ao mundo do Messias. Herodes tentou enganá-los, pedindo-lhes que fossem adorar a Jesus e voltassem ao palácio para lhe indicarem o caminho, porque ele também queria prestar homenagem ao bebé.

Os Reis Magos, avisados em sonhos, não voltaram para informar Herodes, que desejava matar o Menino.

Depois, a “sagrada família” fugiu para o Egito e fixou-se em Nazaré.

Atrelada a esses fatos históricos, a cidade de Natal é única no Brasil conhecida como a “cidade dos reis magos”.

 

 

Deixe sua Opinião