Notícias

Opinião: "Primeira Basílica do RN"

Postado às 06h00 | 28 Mar 2021

Ney Lopes

Fato significativo para a Igreja do RN foi a concessão pelo Papa Francisco do título de Basílica Menor à igreja de Acari (RN).

É a primeira no estado a receber essa denominação.  As basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese e, por isso, possuem  particular vínculo com a Igreja de Roma.

Não se pode negar ter sido a interlocução e prestígio do padre potiguar Flávio Medeiros, junto a Santa Sé, que permitiu ao Sumo Pontífice fazer justiça à Igreja de Nossa Senhora da Guia. 

Neste templo, o Cardeal Eugenio Sales foi batizado.

A história mostra que a Paróquia de Nossa Senhora da Guia foi a primeira a ser desmembrada da antiga Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cujo território paroquial abrangia o que hoje corresponde ao território da Diocese de Caicó.

Essa Igreja foi construída pelo Padre Thomaz Pereira de Araújo, inaugurada em 1867, erigida em 1835 e uma das mais antigas do estado, por guardar forte expressão da piedade popular.

Segundo pesquisadores, a devoção a Nossa Senhora da Guia remonta, porém, ao ano de 1738, de modo que as cidades ao seu redor têm na cidade de Acari um referencial de piedade mariana e de decoro nas celebrações litúrgicas.

Tradicionalmente, a festa da padroeira é realizada no período de 5 a 15 de agosto e atrai centenas de devotos locais e visitantes.

O reitor da nova Basílica Menor é o padre Fabiano Mauricio Dantas.

O nosso estado concentra monumentos e atos litúrgicos católicos de grande notoriedade nacional.

Em Santa Cruz está a estátua de Santa Rita de Cássia, localizada no topo do monte Carmelo, que atrai peregrinos de vários estados.

O Santuário dos Mártires localizado em São Gonçalo do Amarante é um dos maiores polos de devoção do país.

Comemorações em homenagem a Santana (Caicó e Currais Novos), Reis Magos (Natal) e Santa Luzia (Mossoró) estão no calendário religioso potiguar.

Todos esses eventos e homenagens confirmam a tradição de fé cristã do povo norte-rio-grandense. 

 

Deixe sua Opinião