Notícias

Ney Lopes hoje no jornal "Agora RN": "Tiro no pé” de americanos e britânicos

Postado às 05h35 | 04 Jan 2021

2021 começa com “fato novo” na economia global. Após sete anos de negociações, a União Europeia (UE) e a China aprovam acordo comercial.

A união de duas potências líderes e duas civilizações, teve como causa a intolerância, egoísmo e o nacionalismo patológico de Trump nos EEUU, ao retirar o país da OMC e o “Brexit” dos conservadores britânicos (saída da UE).

A China, acusada de “totalitarismo comunista”, aceita a “liberdade de mercado” e os europeus aproveitam para reduzirem a dependência econômica dos americanos.

O Reino Unido e Joe Biden enfrentarão verdadeiro “labirinto de Creta”, em pleno século XXI.

De agora por diante, a preocupação será buscar caminhos para a redução dos prejuízos econômicos causados pelo gesto tresloucado de Trump e a inconsequência do Brexit, que elegeram a China como o moderno monstro “Minotauro”, a ser destruído.

O “tiro no pé” afetará o bolso de britânicos e americanos.

OLHO ABERTO

1. E o futuro da cidade de Natal? As posses e discursos anunciaram alguma meta arrojada, de mudanças reais? Ou, apenas a pauta de rotina e continuidade do que vinha sendo feito? Ainda há tempo. É aguardar e acompanhar.

2.  Dos países que compõem o Reino Unido saíram do mercado europeu a Inglaterra, País de Gales e Escócia. A Irlanda do Norte permaneceu e é o “nó górdio” a ser desatado, por ser a fronteira marítima, que permite o acesso às três nações, agora "ilhadas" .

Um problema crucial para o livre comércio britânico.

3.  Um dos continentes com maior queda da economia, por força da pandemia é a América Latina. A previsão é de 7.7%, em média. Há três exceções de países que crescerão em 2021: Peru (9%), Panamá (5,5%) e Bolívia (5,1%). E o Brasil?

4.  Há uma década Peter Turchin, russo, professor de Evolução Cultural e História das Civilizações da Universidade de Connecticut, previu 2020 como um ano atroz. O mais preocupante é a hipótese por ele levantada, de que a pandemia será seguida em 2021 de crescente instabilidade política, sobretudo nos EEUU, que poderá levar até a uma guerra civil.

5.  A agencia Morgan Stanley prevê aumento de 6.4% no PIB global. Citigroup projeta 5%. O FMI só acredita em 4.4% de crescimento, em 2021.

6.  Os EEUU de “olho aberto” na exploração de lítio. Tenta impedir que o mercado mundial seja refém da China. O mineral é chamado “petróleo branco” ou “ouro branco”, por ser a matéria prima na fabricação das baterias dos carros elétricos. A maior reserva de lítio no Brasil está no médio Vale do Jequitinhonha (MG).

Choro por ti

O Ceará consolidará em 2021 a sua “área de livre comércio” - “hub de comércio exterior” -, que centralizará as exportações cearenses. Há anos digo e repito que o “Grande Natal” é a área geográfica mais privilegiada das Américas para instalação de “polo exportador e turístico”, pela proximidade com África, Europa e Canal do Panamá.

Mas, o RN continuará no “ora veja”.

A prioridade aqui é para propostas repetitivas e sem “inovação”.  Fazer o que? “Choro por ti RN”!

Ex-ministro

O ex-ministro general Santos Cruz é quem diz: “Bolsonaro 'administrou' mal a escolha de Pazuello. Era para exercer sua total liderança e sair fortalecido. Isso não aconteceu”.

Cautela

Wanderson de Oliveira, ex-secretário do Ministério da Saúde, defende a continuidade dos hospitais de campanha.

Thermas de Mossoró

A previsão é que seja reaberto neste primeiro semestre, gerido por grupo da Paraíba.

Gatos, cães...

A Rússia já trabalha numa vacina para proteger os animais da Covid 19. Surgiram no país infecções generalizadas de gatos, cães e até leopardos das neve.

ACESSE A SEGUIR A EDIÇÃO DE HOJE DO "AGORA RN":

https://bit.ly/3b4Chec

 

Deixe sua Opinião