Notícias

Opinião: "Um potiguar Cônsul Geral do Brasil no Japão"

Postado às 05h25 | 08 Out 2020

Ney Lopes

O potiguar diplomata Aldemo Serafim Garcia Júnior foi nomeado pelo Presidente Bolsonaro, Cônsul Geral do Brasil em Hamamatsu, no Japão.

Há quatro anos, ele é embaixador brasileiro na República Democrática de Timor-Leste (Ásia), que conta com população de 1,5 milhão de habitantes (dados de 2015), sendo uma república parlamentarista. Os idiomas oficiais são o português e o tétum.  

O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com o Timor-Leste, por ocasião de sua independência, em 2002. O potiguar-embaixador, durante esse período no país, fez amizade próxima com o Presidente do Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta, que passou a maior parte de sua vida adulta lutando pela liberdade da opressão contra a sua pátria.

Agora, Aldemo será Consul Geral, na pacata cidade de Hamamatsu (conhecida como “Hama”), localizada na província de Shizuoka (região central do país), que se destaca pela forte presença de fábricas, rios, lagos e onde existe a maior comunidade de brasileiros no Japão (cerca de 90 mil), sendo comuns escolas tupiniquins, restaurantes, lojas de produtos brasileiros.

Não é difícil encontrar gente falando português na rua, ou se deparar com um japonês que domine o idioma e esteja disposto a ajudar. Por isso, Hamamatsu já está definida como a base dos atletas brasileiros na próxima Olimpíada do Japão.

O diplomata conterrâneo nasceu em Natal, em 24 de abril de 1959, filho de Aldemo Serafim Garcia e Joana D’Arc de Andrade Garcia.

Ingressou no Curso de Preparação à Carreira Diplomática do Ministério das Relações Exteriores em 1982. Já exerceu aa assessoria do Itamaraty de relações com o Congresso e de Assuntos Federativos e Parlamentares do Ministério das Relações Exteriores.

Em postos no exterior foi Encarregado de Negócios na Embaixada em Argel; OEA, em Washington; Cônsul-Geral Adjunto em Toronto e serviu na Embaixada em São Salvador e no Kuwait.

Com a nomeação para chefia do Consulado de Hamamatsu, no Japão, Aldemo prossegue a sua vitoriosa carreira diplomática, que é, sem dúvida, gratificante para os seus conterrâneos do RN.

Parabéns!

 

Deixe sua Opinião