Notícias

Os bastidores da troca de torpedos entre Gilmar Mendes e os militares

Postado às 17h06 | 13 Jul 2020

Lauro Jardim

A declaração de Gilmar Mendes, em que acusou o Exército de se associar a um "genocídio" que estaria ocorrendo no Brasil, revoltou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os comandantes das três forças.

Afirmou Gilmar durante uma "live" no sábado:

— Não é aceitável que se tenha esse vazio no Ministério da Saúde. Pode até se dizer: a estratégia é tirar o protagonismo do governo federal, é atribuir a responsabilidade a estados e municípios. Se for essa a intenção, é preciso se fazer alguma coisa. Isso é ruim, é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável.

Edson Pujol, do Exército, ficou especialmente furioso, por ter recebido Gilmar numa audiência cerca de três semanas atrás.

LeiaDefesa diz que vai acionar PGR contra declaração 'leviana' de Gilmar Mendes sobre genocídio

Ainda assim, Azevedo e Silva e a cúpula das forças preferiram não reagir imediatamente à bomba atirada por Gilmar no sábado. Optaram por dar um tempo para que o ministro pudesse pedir desculpas ou se retratar de alguma maneira.

Gilmar não só não voltou atrás, como, mais tarde, voltou a reafirmar suas críticas no Twitter. Foi a gota d'água para os militares emitirem uma nota oficial e procurarem a Justiça.

No Ministério da Defesa, agora, há a expectativa de que Dias Toffoli, de quem Fernando Azevedo e Silva já foi assessor, entre no circuito para controlar a crise.

Deixe sua Opinião