Notícias

"Pesquisas agitam a política" - Ney Lopes no jornal "Agora RN"

Postado às 06h08 | 11 Jul 2021

O final de semana foi marcado pela divulgação de pesquisas nacionais. Faltando mais de 14 meses para a eleição de 2022 será precipitada qualquer previsão de quem ganhará a corrida presidencial, sobretudo porque 45% dos entrevistados pela XP/IPESPE não têm candidatos.

Percebe-se, que a possibilidade da “terceira via” é perfeitamente possível.

Porém, para prosperar, dependerá de um nome que transmita credibilidade e propostas consistentes.

Lula e Bolsonaro – Na pesquisa espontânea, o ex e o atual presidente estão próximos (Lula 25% e Bolsonaro 22%) seguidos de longe por Ciro, Amoedo, Eduardo Leite, Moro, Mandetta e Doria.

No cenário estimulado, Lula chega a 38% e Bolsonaro 26%.

CPI – A investigação é acompanhada por 78% da população; 63% tomaram conhecimento e acreditam nas denúncias de corrupção, contra 25% que considera falsas.

Neste contexto, a imagem do governo se deteriora, com a desaprovação alcançando 63% contra 31% de aprovação.

Impeachment – Sobre o afastamento do presidente há empate técnico: 49% favoráveis e 45% contra. Há cinco meses, a mesma pesquisa XP/IPESPE apontava 46% favoráveis e 47% contrários.

Olho aberto

Pizza – Ontem o dia mundial da pizza, que é comemorado desde 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza feita em massa redonda, pela primeira vez, em Nápoles, Itália.

Os antigos egípcios, gregos, muçulmanos e chineses estão na corrida para serem considerados os responsáveis pela criação da pizza.

Unesco - De tanta tradição italiana, a Unesco elegeu em dezembro de 2017 a "Arte dos Pizzaiolos Napolitanos", como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Papa – O Pontífice se recupera bem da cirurgia.

Está confirmada hoje, às 07 da manhã, (hora de Brasília) , a oração do Ângelus, no 10° andar da Policlínica Universitária “A. Gemelli”, onde Francisco se acha internado.

Essa oração é habitualmente feita aos domingos, no balcão do apartamento papal, no Vaticano.

Presidente – O auxílio emergencial em valor menor do que a metade dos 600 reais pagos no passado é visto como responsável pela queda de popularidade do presidente e o aumento da rejeição.

Análise – Analistas consideram, que o aumento do novo Bolsa família ajudará a recuperação de Bolsonaro. Porém, terá que haver recuperação da economia e eliminação por completo das suspeitas de corrupção no governo.

Tensão – Certamente as tensões políticas aumentarão na próxima semana. O presidente programa ir ao Amazonas atiçar o senador Omar Aziz e mostrar que tem apoio no território do inimigo.

Silêncio - O senador Rodrigo Pacheco, presidente do senado, como bom mineiro, trabalhou em silêncio, para conter o choque entre o que o declarou o senador Aziz e a resposta das Forças Armadas. 

Tanto deu certo, que o ministro Braga Neto tomou a iniciativa de procurá-lo por telefone e confirmar a paz.

Milhões de euros – O famoso quadro “Cena de Rua em Montmartre”, de Vincent van Gogh, pintado na primavera de 1887, irá a leilão. A previsão é o que valor da aquisição se situe entre oito a dez milhões de euros

Covid - A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da covid-19, segundo estudo da Universidade de Quebec, Canadá.

 

 

 

Deixe sua Opinião