Notícias

Por que Biden se reunirá com Putin?

Postado às 04h27 | 16 Jun 2021

Guga Chacra

Joe Biden dará um enorme palanque para Vladimir Putin na cúpula que os dois terão nesta quarta-feira em Genebra. Por mais que o presidente americano ameace usar um tom duro, o líder russo já é vencedor só pelo fato de ocorrer o encontro. Será tratado como um igual por Washington, com a Rússia colocada como uma potência geopolítica global. Já o novo ocupante da Casa Branca não deve alcançar muitos resultados positivos.

Não existe a menor possibilidade de Biden conseguir concessões de Putin em temas como Ucrânia, Síria e Bielorrússia. Muito menos em questões domésticas russas, como a prisão do líder opositor Alexey Navalny. O líder americano tampouco deve conseguir alterar a postura da Rússia em ações cibernéticas contra os EUA e outras partes do mundo. Segundo a Justiça dos EUA, os russos interferiram nas eleições presidenciais de 2016 a favor de Donald Trump, embora não tenha sido provado um conluio com o então candidato republicano.

Alguns podem argumentar que seria bom Biden dar recados diretamente a Putin. Mas estes poderiam ser feitos à distância. Além disso, qual é exatamente a política do novo governo americano para Moscou? Não está claro. Outros dizem que é possível trabalhar com a Rússia. Sem dúvida, os dois governos podem avançar em temas como o combate à pandemia de Covid-19 e à mudança climática, o retorno americano ao acordo nuclear com o Irã e como podem lidar em conjunto com a Coreia do Norte. Mais uma vez, no entanto, estes tópicos poderiam ser negociados no âmbito das chancelarias, sem a necessidade de dar tanto palanque para Putin.

Não descartem a possibilidade Biden querer se encontrar com Putin simplesmente por ego. Bem provável. Talvez para tentar mostrar que é diferente de Donald Trump, que morria de medo do líder russo, chegando a se humilhar quando os dois se encontraram. Inclusive, Biden chegou a chamar o líder russo de assassino em entrevista para a TV. O novo presidente americano quer mostrar força, especialmente para o público interno americano. Neste caso, talvez funcione. Dependerá muito do resultado do encontro.

Existe um risco de o encontro ser um desastre em todos os sentidos. Putin, não podemos esquecer, é um dos mais habilidosos líderes internacionais. Pode preparar uma armadilha para Biden.

Deixe sua Opinião