Notícias

Presidente da Bolívia reconhece vitória de candidato de Evo Morales já no primeiro turno

Postado às 05h06 | 19 Out 2020

O candidato Luiz Arce, do Partido Socialista do ex-presidente Evo Morales, venceu a eleição presidencial na Bolívia já no primeiro turno. Embora a apuração oficial dos votos siga em ritmo lento, a presidente interina Jeanine Áñez, feroz opositora de Morales, reconheceu o resultado com base nas pesquisas de boca de urna. Segundo o levantamento divulgado pela de TV boliviana Unitel, Arce tem 52,4% dos votos válidos, contra 31,5% do centrista Carlos Mesa. Pelo Twitter, a presidente parabenizou Arce e seu vice e pediu que eles governem "pensando na Bolívia e na democracia".

Arce é economista e foi ministro da Economia durante 12 anos no governo de Evo Morales (2006-2019) sendo considerado o pai do chamado “milagre econômico” boliviano. Ele candidatou-se à Presidência quando Morales renunciou em novembro do ano passado, em meio a uma forte convulsão social e acusações de fraude eleitoral.

Com perfil mais técnico que político, Arce comandou a economia boliviana no período em que o PIB saltou de US$ 9,5 bilhões para US$ 40,8 bilhões e a pobreza caiu de 60% para 37% da população, segundo números oficiais. Não foi à toa que a economia se converteu no grande trunfo eleitoral do futuro presidente, mesmo que seus adversários atribuíssem o sucesso de sua política econômica a condições favoráveis internacionais.

Deixe sua Opinião