Postado às 07h32 | 26 Jun 2025
Ney Lopes
O mapa do Rio Grande do Norte lembra a silhueta de um elefante.
O "elefante potiguar" é uma metáfora que transcende a simples comparação visual, sendo incorporada à identidade do estado e à criatividade de seus habitantes.
A cabeça do paquiderme situa a região litorânea, a sua barriga a região do Seridó, a tromba ao Alto Oeste potiguar e as nádegas a capital Natal.
A semelhança com o elefante é usada em contextos educacionais e culturais, como o projeto “Conexão Elefante Cultural, promovendo atividades artísticas e educacionais em diversos municípios do RN.
O historiador Saul Estevam Fernandes analisa que a “relação do território/elefante norte-rio-grandense é praticada por uma série de discursos, que se faz presente desde textos literários e jornalísticos, até em “propaganda futebolística e governamental”
O elefante é um animal com características específicas. Com suas trombas longas e grandes presas, são os maiores animais terrestres existentes.
Possuem temperamento gentil, cativam corações e despertam a admiração de muitos, especialmente por sua inteligência, que tem sido objeto de estudo há séculos.
Graças ao seu olfato extremamente aguçado podem detectar água a quilômetros de distância, especialmente em regiões áridas, como savanas e desertos, onde a água é escassa.
O cérebro de um elefante adulto pode pesar entre 4 e 5 kg, o que contribui para sua elevada capacidade cognitiva e emocional.
Eles são capazes de reconhecer amigos, resolver problemas, usar ferramentas e até demonstrar empatia.
São considerados um dos animais mais inteligentes do mundo.
As suas presas são cobiçadas comercialmente por possibilitarem a obtenção de marfim.
Pesam até sete toneladas. Apresentam alta expectativa de vida, sendo capazes de viver entre 60 e 70 anos.
Eles apresentam de 2,5 m a 3,95 m de altura até os seus ombros.
Infelizmente, falta muito para o desenvolvimento do RN corresponder a grandeza e ao poder do seu homônimo do mundo animal.
É ainda um estado, que anda “ronceiro”.
Em 26 de junho, comemoramos o Dia Internacional de Combate às Drogas e o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. 1974: Primeiro código de barras escaneado para venda; 1976: Inauguração da CN Tower, em Toronto. 1819 – A bicicleta é patenteada.1934 – Voo inaugural de Focke-Wulf Fw 61, o primeiro helicóptero completamente controlável.1963 – John F. Kennedy diz sua famosa frase “Ich bin ein Berliner” (“Eu sou um berlinense”) em uma visita a Berlim Ocidental.1968 – Ocorre a “Passeata dos Cem Mil” (manifestação popular de protesto contra o regime militar no Brasil).1969 – É publicada a primeira edição do semanário “O Pasquim”. 2015 – O casamento gay é legalizado em todos os Estados dos Estados Unidos.
Filme
“Macunaíma” – Considerada a obra prima de Mário de Andrade. Um menino negro cresce habituado a malandragens. Certo dia, chega a São Paulo, onde, já adulto e branco, mostra ser um herói preguiçoso e sem caráter. Veja no Globoplay
Maria Elza Bezerra Cirne
“Viúva Machado – A grandeza de uma mulher”, livro da pesquisadora Maria Elza Bezerra Cirne que será lançado hoje, às 17h, na Pinacoteca do Estado, Cidade Alta. Uma obra aguardada, que envolve lendas sobre a personagem do livro. Fui um daqueles que temeu o “papafigo”, que raptava e se alimentava do fígado de crianças.
Aumento de deputados
Alcolumbre busca apoio a projeto que aumenta número de deputados, mas Senado se divide Senadores favoráveis dizem ter os 41 votos necessários, mas admitem que a conta está apertada
Bolsonaro abrir mão para Tarcísio
Pecuaristas querem que Bolsonaro abra logo mão de candidatura e apostam fichas em Tarcísio Membros do setor avaliam que é preciso antecedência para que outro nome da direita possa se firmar contra Lula
Não matou ninguém
A resposta do Irã aos ataques às suas instalações nucleares não matou nenhum americano e cada nação tem uma narrativa de vitória, após a trégua.
Calçados descalços
Os calçados descalços, projetados para imitar a sensação e os benefícios de caminhar (e correr) descalço, deixaram de ser um nicho e se tornaram itens essenciais para o vestuário esportivo. Sua construção – com solas planas flexíveis, biqueiras largas e design leve – permite o movimento natural do pé