Notícias

"Tasso, presidente; Lula, vice" - Ney Lopes hoje no jornal "Agora RN"

Postado às 05h19 | 20 Jul 2021

É comum usar-se a expressão “na política até boi pode voar”, que justifica os casos absurdos de união dos contrários, na disputa pelo poder.

Em 1986, o país assistiu o presidente da Arena José Sarney  (partido de sustentação da ditadura por 21 anos),  juntar-se a Tancredo Neves, ferrenho opositor do governo e crítico radical da revolução, para derrotar Paulo Maluf, candidato dos generais.

Lula vice –  Na mesma linha de unir contrários, esboçam-se nos bastidores da política nacional articulações (até de petistas), no sentido de Lula candidatar-se a vice-presidente, mesmo liderando as pesquisas.

São citados dois precedentes históricos.

Lacerda - Em 1966, Carlos Lacerda, após apoiar o 31 de março, construiu a Frente Ampla para exigir eleições diretas.

Uniu-se, sem sucesso, a dois de seus mais renhidos adversários — os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek.

Ulysses - Depois de comandar o movimento das Diretas Já (1984), o grande Ulysses Guimarães abriu mão de sua candidatura a presidente e cedeu lugar a Tancredo Neves, que liquidou 21 anos de governo militar.

Erros – Os que defendem Lula “vice” em 2022 apontam erros políticos do ex-presidente, que poderão prejudicá-lo, tais como, afastamento de Marina Silva, aliada tradicional; ter criado os surrados bordões “nós” contra “eles”, “eles” e “nós” e a tal “herança maldita” de FH, além de demonizar o PSDB e unir-se ao “centrão”, o mesmo que faz Bolsonaro.

Calmaria – Defensores de Lula “vice” acham, ainda, que seria um gesto, com significado de aceno definitivo à concórdia.

E quem seria o Presidente? Os defensores da fórmula política concluem: Pense no Brasil, não no PT. Una-se ao Tasso Jereissati, presidente Lula”.

EM TEMPO:  Um amigo leu o artigo e me lembrou o exemplo histórico, de que Leonel Brizola "engoliu" o sapo, como se disse à época.

Em outubro de 1998,  ele se candidatou a vice na chapa de Lula, mas Fernando Henrique foi reeleito

Olho aberto

Candidatíssimo – Para quem conhece o estilo do senador Rodrigo Pacheco, a resposta que ele deu sobre se seria candidato a presidente, confirma que será: “não me fecho a nenhuma das opções” e admitiu ter recebido convite do PSD.

Ceará I – Já em processo de licitação a primeira usina de dessalinização da água do mar no Brasil, localizada na praia do futuro, próxima a Fortaleza.

Em dois anos, produzirá 1 m³ (mil litros) por segundo de água potável.

Ceará II – O estado dispõe de litoral de 600 quilômetros de extensão, o que permite a captação de toda quantidade de água necessária para atender a demanda de sua população humana e animal, além de constituir pilar de apoio às atividades industriais e agrícolas.

Enquanto isto – A usina de dessalinização cearense é o resultado da criatividade dos seus governantes, que implantam avanços tecnológicos no abastecimento de água, já com eficiência comprovada em países como os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Espanha e o Estado da Califórnia, nos EUA.

E o RN o que apresenta de inovador, avançado?

Milhões no Instagram – Cristiano Ronaldo, o jogador português, fatura 7 milhões de euros por semana ao publicar marcas no Instagram. 

Neymar tem ganhos superiores a 211 milhões de euros, por ano. Messi chega a quase 150 milhões de euros, por ano.

Beber águaEstudo recente confirma, que o corpo perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia, através da pele, dos pulmões, da urina e das fezes.

A comida fornece dois a quatro copos. Resta, ainda, beber cerca de seis-dez copos de água por dia.

Limpa o estômago e prepara para o trabalho.

 

 

 

Deixe sua Opinião