Notícias

Vale a pena o impeachment de Trump agora?

Postado às 07h21 | 10 Jan 2021

Guga Chacra

Um processo de impeachment contra Donald Trump será inútil neste momento. Primeiro porque faltam 11 dias para o fim do mandato dele e este ainda demoraria alguns dias. Em segundo lugar, porque o presidente não será afastado no Senado.

Nos EUA, o "impeachment" seria sinônimo de indiciamento político e ocorre por maioria simples na Câmara. Como os democratas são majoritários, certamente seria aprovado, como foi no ano passado. Mas o julgamento é o no Senado. Para afastar o presidente, são necessários dois terços dos votos. Os democratas precisariam convencer cerca de 18 republicanos, o que não irá ocorrer.

Portanto o resultado será simplesmente mais uma marca negativa no currículo do pior presidente da história moderna americana. Na prática, no entanto, não terá efeito nenhum.

Ao longo dos últimos quatro anos, nunca vi um momento no qual políticos republicanos tenham criticado Trump, com raras exceções como os senadores John McCain no início antes de morrer e Mitt Romney agora, além Jeff Flake, que se aposentou, e Ben Sasse.

Desta vez, até alguns integrantes ultra leais a Trump se levantaram contra o presidente no episódio do Capitólio. Membros de seu governo pediram demissão por seu comportamento. É um momento distinto. Sim, ainda há uma parcela grande de extremistas trumpistas que o tratam e o seguirão tratando como Deus e também aqueles covardes e hipócritas, como o senador Ted Cruz, que seguirão bajulando Trump. Mas, sem as redes sociais, fora da Casa Branca em poucos dias e depois da vergonhosa invasão, Trump está enfraquecido.

Creio, no entanto, que os republicanos deveriam agir politicamente para isolar este desequilibrado no campo político. Os crimes possivelmente cometidos por Trump deveriam ser julgados e, se condenado, ele deveria ser preso.

Os democratas, por sua vez, deveriam aguardar o próximo dia 20, quando terão a Casa Branca, o Senado e a Câmara para governar neste momento delicado dos EUA, com a pandemia batendo recordes de mortes e de novos casos, com a vacinação lenta e a economia enfraquecida.

Biden precisa também aproveitar este raro momento de maioria nas duas casas para levar adiante a sua agenda em questões como as mudanças climáticas. Trump não pode ser o centro das atenções no início de um governo Biden. Deixem a Justiça lidar com este mentiroso compulsivo.

Deixe sua Opinião